
Na manhã de nevoeiro de 1213, Salazar mandou colocar no topo da Cabra duas volumosas bolas de garanito simbolizando os tetículos da Raínha Santa Isabel. No entanto, o departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências constatou, após vários cálculos, que no terraço da Cabra não havia espaço para duas bolas de tal tamanho. Assim sendo, o Alcaide Mor, o saudoso visionário Perdigão Lopez *, fez então a proposta de deslocar as ditas peças para o local onde se encontram actualmente.
O Gigante Adamastor, numa das suas passagens por Coimbra, após uma noite de boémia encostou-se num estado ébrio a uma das colunas que sustenta uma das bolas; mas isso é outra história. O essencial é que fruto de um encantamento do Gigante Adamastor ficou estabelecido que as bolas só cairíam caso uma estudante saísse por desflorar da Lusa Atenas. O que é certo é que passados todos esses anos vibraram várias vezes mas nunca rolaram Monumentais abaixo, constando inclusivamente que Madre Teresa de Calcutá acabou o Serviço Social na Vasco da Gama sem as peças terem caído (provavelmente o Gigante Adamastor também é responsável por isso.)
A redacção deste Blog foi surpreendida à hora da ceia com o alerta emitido pelo Gabinete do Adjunto do Colaborador do Senhor Presidente do Conselho Científico da Protecção Civil que soube pela TVi que lá para Agosto haveria o sério risco das bolas cairem. Já foi preparado pela Protecção Civil o plano de evecuação da Clínica Médica dos SASUC e das Cantinas Amarelas, assim como da roulotte das bifanas "Psicológico". Na origem do fenómeno está a eventualidade de numerosas alunas do 6º ano Médico pela primeira vez em séculos da História romperem os desígnios do Gigante e sairem de Coimbra sem que lhes seja "esbruteada a alface". Entretanto, a Câmara Municipal de Coimbra em colaboração com o Instituto de Protecção ao Património do Território já contrataram uma equipa Nigeriana especializada na matéria, bem como encomendou 11 cavalos Árabes e um Pastor Alemão para evitar a tragédia de "lesa-património"; também será iniciada uma campanha de sensibilização das referidas jovens de modo a consciencializá-las do perigo inerente ao seu púdico comportamento.
O 4batatas manter-se-á atento a novos desenvolvimentos, informando o leitor a todo o instante.
Álvaro de Campos de Batatas
*Perdigão Lopez, filósofo, médico e artista de variedades. Governou o Burgo de Coimbra entre 11 de Março de 1213 e 15 de Março de 1213, tendo se visto forçado a abandonar o cargo devido a um escândalo mediático que envolveu prostitutas; comandou a defesa do Burgo contra as várias incursões Vizigóticas na Grande Guerra do Lusco-Fusco de 12 de Março. In enciclopédia "Grandes Homens por Pouco Tempo"